Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SEMPRE HÁ UMA SAÍDA



      Já  desenhou um Sol nas calçadas, Janelas e portas em paredes ou tentou fazer um buraco pra chegar no Japão? É incrível como nossas brincadeiras de criança são uma metáfora das nossas dificuldades de adultos.
Sonhávamos tanto, não  tínhamos a noção das dificuldades.   
       Quando o céu  estava cinza era só  desenhar um Sol na calçada e estava resolvido o problema; o dia estava alegre novamente. Quando as paredes pareciam nos aprisionar era só desenhar portas, janelas e claro, as chaves. Encontrávamos saída onde só havia dificuldade. As portas nos levavam para mundos encantados, as janelas sempre davam pra um quintal  florido e com grama verdinha.  Quando a coisa apertava mesmo e não havia calçadas  ou paredes, a solução era cavar no chão um buraco tão grande que pudéssemos  entrar e nos esconder.
E hoje? Minha calçada não tem Sol, minha parede não tem portas e janelas imaginárias e não ouso sujar minhas mãos pra cavar um buraco no chão.  
       Todas as calçadas são tristes, e não encontro  um desenho sequer;  nenhuma marca mais das crianças criadoras do Sol. As minhas paredes são frias, claustrofobiantes e delimitam muito mais do que o meu espaço físico.  Meus pés não podem tocar o chão quanto mais eu me abaixar  para cavar com minhas unhas bem cuidadas.
      Crescemos e perdemos a capacidade de “inventar saídas” para as dificuldades como fazíamos quando éramos crianças. Quem me dera  acreditar mais uma vez que tudo que eu quiser que exista irá existir, mesmo que alguém diga; “se esse dia é  triste PODERÁ haver outros melhores”, “não adianta bater contra a parede”, “ao céu não chegará, do chão não passará”; mesmo assim,  desenhar  meu Sol, criar minhas portas e janelas imaginárias e cavar com as próprias mãos um buraco maior que eu.  
      Mesmo que ninguém acredite (nem mesmo EU), haverá  sempre uma forma de  se criar UMA SAÍDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário